quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Atividade.1.2


QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?


Sou Maria das Graças, professora da Rede Municipal de Ensino na cidade de Campina Grande-PB, leciono nas séries iniciais do Ensino Fundamental e também na Sala de Recursos Multifuncional /AEE.

Busco despertar o interesse e a curiosidade nos meus alunos e torná-los críticos e agentes de sua própria aprendizagem. Através da participação de todos e interação com colegas e o professor, promovendo desta forma a troca de conhecimentos e a reconstrução desses conhecimentos.

Considero que ser professor atualmente é um grande desafio. A Lei de Diretrizes e Bases , LDB de 1996, o professor é um profissional da educação, que deve ter plano de carreira, acesso a formação inicial e continuada e condições adequadas de trabalho. Tudo isso seria maravilhoso, se realmente fosse respeitado.

O que vemos é totalmente o contrário. O professor tem que enfrentar inúmeras dificuldades para poder exercer a sua profissão.

São cursos superiores que não formam bem. Salários que o obrigam a uma carga horário de trabalho exaustiva, pouco tempo lhe resta para dedicar-se aos estudos e a sua vida pessoal. Escolas sucateadas, com equipamentos obsoletos, longe das inovações tenológicas atuais. Além da violência, que invadiu as escolas. Temos professores sendo agredidos em pleno exercício da profissão

As exigências da comunidade em relação a escola está cada vez maior. Aquilo que era responsabilidades dos pais como: autoridade, disciplina, acompanhamento da aprendizagem dos filhos, entre outras coisas. Também está sob a responsabilidade dos professores.

São muitos desafios que hoje os professores tem que enfrentar. São tantas atribuições , tantas situações novas, que o professor muitas vezez fica sem saber como agir adequadamente , impossibilitado de cumprir com suas atribuições básicas.

O professor já não é mais aquela figura do passado cheia de ideais, que trabalhava por vocação, como um sacerdócio. Ele é um técnico de ensino, um trabalhador da educação. Não é um transmissor do conhecimento, mas um mediador. Deve ser capaz de deter e compreender um determinado conhecimento e ser capaz de re-elaborar, e, usando didáticas apropriadas, mediar a construção do conhecimento em seus alunos. Ele também reflete sob a sua prática, pensa, elabora, troca experiências com seus colegas e alunos, na escola, em seminários, em cursos, etc. Ele ensina e aprende todos os dias.

Ele é um profissional de quem se exige resultados. Necessita de formação e aperfeiçoamento constante. Acesso a literatura especializada e a tecnologia de ponta, não constitui luxo, mas necessidade que implica em custos.


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